terça-feira, 22 de outubro de 2013

OS DETALHES E A MORTE EM MARCHA - VM RABOLÚ, AUTOR DO LIVRO HERCOLUBUS OU PLANETA VERMELHO






Pergunta - Que importância tem trabalhar sobre os detalhes? 

 Resposta - Bem! Todos desejamos morrer. Não é certo? Porque o ego é o que mantém a Consciência adormecida e não nos permite seguir no caminho, enquanto este ego está vivo. 

 A verdade é que eu, esquadrinhando, porque sou um investigador, investigando porque todo mundo pergunta sobre a morte e a verdade é que ninguém está morrendo, eu me dei conta que há milhares de detalhes. Cada defeito dos nossos o circundam uma quantidade de detalhes, e não pomos cuidado nesses detalhes. Até uma frase mal dita está alimentando elementos psíquicos nossos. E então, como vamos morrer, ou como vamos compreender o ego? Então, temos que começar a nos detalhar de momento em momento. Se um, por exemplo, a luxúria, já se recarregou sobre uma dama. Que é isso? Luxúria. E está alimentando o ego. O roubo: Colher um centavo por aí, ante a grande Lei não é a quantia senão o defeito de colher o alheio, o que não é nosso, e está alimentando o eu do roubo. 

 Ponham-se os senhores a detalhar-se minuciosamente, para que vejam quantos elementos psíquicos estão alimentando de momento em momento. Porque nós pomos cuidado nos defeitos grandes, porém, nos diminutos não; e por esses diminutos é onde devem começar a eliminar, porque essa é a alimentação do ego. Pelas coisas diminutas e insignificantes. Porque estes detalhes diminutos são os que mantêm mais alterada a Consciência e isto repercute até o mundo Causal. É o eu-causa que mantém alterada a nossa Consciência. 

 Se nós começamos a detalhá-los, vamos desintegrando todos esses detalhes, vamos aumentando a porcentagem de Consciência. Porém, se os senhores vão querer eliminar o defeito da ira, da cobiça, da luxúria, assim a macho, não! Vamos começar a trabalhar detalhadamente em nós e verão que se triunfa, porque se triunfa. 

Detalhe descoberto, de uma vez se lhe deve aplicar a MORTE EM MARCHA para sua desintegração. 

Pergunta - V.M., que relação existe entre a auto observação e o descobrimento destes detalhes? 

Resposta - Há uma relação, porque o descobrimento destes detalhes vai acompanhado da auto observação. Se nós não nos auto-observamos, não nos descobrimos. Não? Porque nós, ante as coisas pequenas, não nos detemos. Detemo-nos ante o grande, a examinar o grande, porém, o pequeno não. E o pequeno é muito importante para descobrir o grande. 

 Comecemos pelos detalhes, como lhes falei, e verão que chegamos ao grande. Assim aprendemos a nos auto-observar de momento em momento. 

Pergunta - Poderia o senhor dizer-nos alguns dos detalhes que nos estancam no caminho esotérico? 

Resposta - Há muitos! Olhe, há tantos detalhes, porém há um que é muito comum e corrente em todo homem, é atirar lisonjas às mulheres. Muitas vezes sem má intenção, ou o faz sem má intenção; porém, o resultado disto não se deixa esperar muito e em outras dimensões superiores se cristaliza isto em fatos. 

 Faço saber isto porque eu tinha este vício. Como lhes digo, sem malícia alguma e o resultado é que quase perco um grau, numa noite, por esse detalhe. E assim sucessivamente todo ego se manifesta em detalhes diminutos e nós não lhe damos “bolas”. 

 Quando vamos fazer uma prática, nunca, jamais devemos dizer: “Vou ver se posso!” Senão: “Vou ver fazê-la!” Com segurança e firmeza, porque: “Vou ver se posso” , está duvidando de que o possa. Então o resultado é negativo de seus esforços que faça, fazendo uma prática, porque pôs a dúvida por diante.

Pergunta - Há alguma relação entre os detalhes e as provas?

 Resposta - Olhe! A verdade é que os detalhes... Por um detalhe que nós tenhamos, não o tenhamos desintegrado, podemos perder uma prova e perder uma iniciação. 

 Exemplo: Eu vou receber uma iniciação, ou um grau, e aí nos sentimos como se fosse aqui em carne viva. Tenho o vício de que, o que encontre no caminho, levá-lo. Encontro 10 centavos atirados no caminho: “Ah! Vou recolhê-los. Isto não é uma prova!” 

 É uma prova. E por esses 10 centavos posso perder um grau, uma iniciação, qualquer faculdade que me iriam dar. Por isso é que os detalhes são tão importantes: detalharmo-nos. Então, sim, estão relacionados os detalhes com as provas. 

 Pergunta - V.M., se por meio de descobrir todos os detalhes chegamos à liberação ou temos que seguir com as coisas grandes? 

 Resposta - Para chegar ao grande necessitamos começar pelo pequeno. Primeiramente se debilita o defeito grande, tirando-lhe todas as suas manifestações diminutas e assim, sim, podemos enfrentar-nos com os defeitos grandes. Temos que começar pelo pequeno para chegar ao grande.

Os detalhes são importantes, irmo-los praticando. Aqui não vamos teorizar. Vamos é à prática, para que esses detalhes não nos façam cair na parte interna, numa prova. Não? Segundo: Esses detalhes mantém alterada a Consciência; adormecida a nossa Consciência. Temos que começar a eliminá-los desde agora. Aqui e agora, para podermos ir aumentando esta Consciência; que vá havendo uma consciência em nós. 

 Se queremos aumentar a porcentagem de Consciência, temos que começar a nos detalhar. 

V.M. Rabolu 
 07 de abril de 1992 (Livreto A NOVA ORDEM)

 
COMENTÁRIO: Esta postagem não tem como propósito teorizar sobre o capítulo A MORTE, do livro HERCÓLUBUS OU PLANETA VERMELHO, mas ajudar a todo aquele que pretende de fato PRATICAR.

Não fique pensando como se deve fazer, tenha juízo e apenas pratique, conforme o autor explicou. Faça assim e alcançará resultados mais adiante. 

É um trabalho que exige esforço? Sem dúvida. Cansativo? Sim, ele é.
Você sentirá angustias e desconfortos? Já aviso que terá tudo isso.

Mas as recompensas virão. Depois de muito esforço, em um momento inesperado, o SABOR do TRABALHO virá. Será uma sensação inconfundível e transformadora. Apenas tenha fé e pratique.




MARCADORES: MORTE DO EGO, GNOSE SAMAEL / RABOLÚ, HERCÓLUBUS, PRÁTICA, ESFORÇO, ESOTERISMO, TRABALHO ESOTÉRICO, ALMA


Nenhum comentário: